QUER DORMIR NO MEU SOFÁ?

Eu amo viajar, e aposto que você também, mas quantas vezes, não nos acomodamos no sofá e ficamos apenas a sonhar com essas férias (merecidas) porque não temos dinheiro.
Viajar é caro, mas se tiver uma boa dose de coragem e vontade de se lançar numa aventura, garanto que você vai amar.
Eu diria que por norma, o mais caro sempre é a estadia, e não são raras as vezes em que nos decepcionamos com a pousada ou hotel, mas nem reclamamos porque afinal, fomos escolher o mais barato.
O site que eu mais uso para encontrar uma boa cama é o Booking, fazer a busca pelo Trivago também é uma boa pegada. Mas agora mais recentemente surgiu o AIRBNB, onde você pode alugar uma casa/ap ou um quarto em casa de alguém. Supostamente seria um site de alojamentos mais baratos, não é! E muitas empresas, hotéis, pousadas também usam este site para vender os seus serviços, então fique atento.
O que eu acho formidável no AIRBNB é mesmo o facto de você poder ficar em casa de alguém, ok, por um lado pode ser desconfortável, estar na mesma casa que um estranho, usar as coisas deles, roupas de cama, talheres, cozinhar na cozinha junto com eles, mas já pensou que faz exatamente o mesmo numa casa que você aluga e nem faz ideia quem passou por ali? Uma coisa você pode ter a certeza, quem aluga um quarto dentro da sua própria casa a um estranho, tem que ter mais coragem do que quem lá vai pernoitar.
Mas à parte do AIRBNB, existe algo ainda mais transcendente e formidável, o COUCHSURFING. E agora pergunto, você já imaginou a dormir no meu sofá? No sofá de alguém que você não conhece? Bom, não precisa ser propriamente num sofá, na maioria dos casos você até vai ter o seu quarto privado com uma cama bem confortável.

Mas afinal em que consiste esse Couchsurfing? Trata-se de um site que permite oferecer e buscar acomodação grátis em qualquer parte do mundo, na casa das pessoas. Acredito que o que mais fascina neste modelo de hospedagem é a troca de experiências e culturas. Já se imaginou a dormir em casa de um nativo de Marraquexe? Além de aprender os costumes deles, conhecer a sua cultura e a culinárias, entre outras coisas, você vai também mostrar um pouco de si. São milhares de amizades que se fazem por este site, são milhares de aventuras e experiências que você não paga e fica muito mais rica. Mas espera aí? E isso não é perigoso? O site na verdade não aceita qualquer um, você tem de validar a sua inscrição, apresentar documentação e passar por avaliações para poder ser um anfitrião, ainda assim vale ter alguns passos de segurança, como avisar sempre alguém de onde você está, e passar os dados, contatos, endereços de onde fica hospedado.
Mas o Couchsurfing, é muito mais do que só hospedagem ok? Vai viajar e quer curtir ao máximo, só não sabe para onde ir? Você pode ser, ou procurar um anfitrião que não disponibilize o seu sofá, mas que esteja de braços abertos para lhe mostrar as principais atrações, desde visitar uma cachoeira perdida que só os locais conhecem, até o levar na balada mais legal ali da região, ou então ficar só na conversa com os seus amigos e de certeza que você vai curtir imenso fazer novas amizades assim.
Existem ainda os grupos de Couchsurfing que se juntam e fazem maravilhosas tertúlias e socializações por esse mundo fora, e por aqui também.
Jogue-se nesta aventura e vá mais além do que o seu próprio sofá.


Comentários

Postagens mais visitadas