PORTO

Muitas vezes sou abordada com pedidos de dicas e roteiros para quem vai viajar até Portugal, obviamente sempre falo da região de onde venho, que é o centro, mas esta semana vou dedicar os meus posts a uma região que eu não conheço tão bem, infelizmente, mas que é certamente uma das mais encantadoras de Portugal,o Norte.Hoje falarei sobre o Porto, a segunda cidade mais conhecida do país e uma das mais amadas.


O Porto é uma cidade encantadora, situada nas encostas do rio Douro já próximo da sua foz. Classificada como Património Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos, pontes e edifícios históricos, como a imponente Sé ou a Torre dos Clérigos, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e possui vistas soberbas sobre as mundialmente célebres Caves do Vinho do Porto, na margem oposta do rio, em Vila Nova de Gaia. Embora amplamente industrializado, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atracções antigas e contemporâneas. 

 É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia, pela sua principal equipa de futebol, o Futebol Clube do Porto, pela sua principal universidade pública: a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa .
É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal e de onde, mais tarde, se construiu o Império Português, visto que foi construído, maioritariamente, por pessoas da Região Norte.

Itinerário:

Manhã • Visitar o centro histórico, Património Mundial. 
A não perder: Igreja de São Martinho de Cedofeita; Sé, do séc. XII; Igreja de São Francisco; Palácio da Bolsa; Torre dos Clérigos, ex-libris do Porto. • Ficar na Baixa para ir às compras e ver as lojas de design. • Almoço na Ribeira, à beira do Rio Douro. 

Tarde • Museu Nacional dos Soares dos Reis (pintura, escultura e artes decorativas do séc. XIX e XX), Museu de Serralves, (arte contemporânea), projetado pelo arquiteto Álvaro Siza. • Casa da Música, do arquiteto Rem Koolhaas, a sala de espetáculos mais arrojada do norte de Portugal. 


Noite • Atravessar o rio e terminar o dia no Cais de Gaia. Tomar um vinho do Porto e apreciar a perspetiva diferente sobre a cidade e o Rio Douro.

Comentários

Postagens mais visitadas