FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 13 de junho de 1888. 
Aos seis anos de idade foi para a África do Sul, onde aprendeu perfeitamente o inglês, e das quatro obras que publicou em vida, três são em inglês. 
Durante sua vida, Fernando Pessoa trabalhou em vários lugares como correspondente de língua inglesa e francesa. 

Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentarista político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, e ao mesmo tempo produzia suas obras em verso e prosa. 

Como poeta, era conhecido por suas múltiplas personalidades, os heterônimos, que eram e são até hoje objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. 
Fernando Pessoa faleceu em Lisboa, com 47 anos de idade, vítima de uma cólica hepática causada por um cálculo biliar associado a cirrose hepática, um diagnóstico hoje em dia é contestado por diversos médicos, mas aponta-se como causa principal de morte Pancreatite. 
Os principais heterônimos de Fernando Pessoa são:
Alberto Caeiro, nascido em Lisboa, era o mais objetivo dos heterônimos. Buscava o objetivismo absoluto, eliminando todos os vestígios da subjetividade. É o poeta que busca "as sensações das coisas tais como são". Opõe-se radicalmente ao intelectualismo, à abstração, à especulação metafísica e ao misticismo. É o menos "culto" dos heterônimos, o que menos conhece a Gramática e a Literatura. 
Ricardo Reis, nascido no Porto, representa a vertente clássica ou neoclássica da criação de Fernando Pessoa. Sua linguagem é contida, disciplinada. Seus versos são, geralmente, curtos. Apoia-se na mitologia greco-romana, é adepto do estoicismo e do epicurismo (saúde do corpo e da mente, equilíbrio e harmonia) para que se possa aproveitar a vida, porque a morte está à espreita. É um médico que se mudou para o Brasil. 
Álvaro de Campos, nascido no Porto, é o lado "moderno" de Fernando Pessoa, caracterizado por uma vontade de conquista, por um amor à civilização e ao progresso. Campos era um engenheiro inativo, inadaptado, com consciência crítica. 
No Chiado, mais propriamente no café A Brasileira pode encontrar a estátua que imortaliza o grande poeta.

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo."

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,Não há nada mais simplesTem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.Entre uma e outra todos os dias são meus."

Comentários

Postagens mais visitadas