POUSADAS DE PORTUGAL

As Pousadas de Portugal são uma rede de instalações hoteleiras, criadas a partir da década de 1940 e que hoje conta com quarenta e três unidades, em edifícios históricos. Atualmente a rede é detida maioritariamente pelo Estado Português e gerida por um grupo privado, o Grupo Pestana Pousadas.

Criadas pela Lei 31.259 de 1 de Maio de 1941, por iniciativa de António Ferro, as Pousadas destinavam-se a "alojar os visitantes e fornecer-lhes a alimentação no respeito do estilo de cada região".

  A primeira unidade da rede foi inaugurada em 19 de Abril de 1942, em Elvas, no Alentejo, região que atualmente concentra o maior número de pousadas históricas, e que funcionou até 2012 . Outras "Pousadas Regionais" foram sendo inauguradas, sempre com um número reduzido de quartos e com uma especial atenção à gastronomia de cada região. Na década de 1950 o conceito de Pousada foi alargado com o surgimento das "Pousadas Históricas", instaladas em edifícios e monumentos históricos, castelos, conventos e mosteiros, alguns abandonados ou em estado de degradação e especialmente recuperados para o efeito. A primeira pousada a ser criada segundo este novo conceito foi a Pousada do Castelo em Óbidos. Em 1995 a American Society of Travel Agents (ASTA) e a Smithsonian Foundation, atribuíram às Pousadas de Portugal o prêmio anual para as instituições de todo o mundo com um papel mais preponderante na defesa do patrimônio cultural e do ambiente para fins turísticos.
A empresa estatal ENATUR (Empresa Nacional de Turismo) detém o património das Pousadas e procede à sua gestão. Em 2003 contava com quarenta e quatro pousadas, das quais dezoito em edifícios históricos, e ainda dois restaurantes.PrivativaçãoO grupo vencedor foi o Grupo Pestana Pousadas, constituído pelo Grupo Pestana (59,8%), Grupo CGD (25%), Fundação Oriente (15%) e mais duas empresas com 0,2% (Abreu e Portimar). Assim em 1 de Setembro de 2003, o GPP tornou-se responsável pela exploração da rede atual de pousadas por um período de 20 anos, bem como pela sua expansão.Em 2003 o Governo português presidido por Durão Barroso, face a uma situação de acumulação de resultados líquidos negativos durante mais de uma década, e com 1 milhão de euros de prejuízo só em 2002 , decidiu privatizar em 49% o capital da ENATUR, bem como ceder a exploração das Pousadas de Portugal ao grupo que ganhasse essa privatização.Em 2015, o Grupo Pestana comprou partipação da Caixa nas Pousadas de Portugal. Em causa está uma participação de cerca de 13% na Pestana Pousadas da parte da Caixa Capital, do grupo CGDCom a aquisição das ações da CGD, o grupo hoteleiro passou a deter 85% do capital da empresa gestora das Pousadas, cabendo os restantes 15% à Fundação Oriente.

No mundo
Em Outubro de 2005 abriu a primeira Pousada de Portugal fora do país. Tratou-se da Pousada do Convento do Carmo, em Salvador, no Brasil, instalada no antigo Convento das Carmelitas, construído em 1586.A recuperação do edifício enquadrou-se no projecto de requalificação do centro histórico da cidade de Salvador, classificado pela Unesco como Patrimônio Mundial. Esta pousada conta ainda com um museu e com a Igreja do Carmo que já pertenciam ao complexo antes mesmo da restauração.Numa óptica de internacionalização, o GPP pretende abrir pousadas noutros locais por onde os portugueses passaram: Oriente (Goa, Macau), África (Cabo Verde, Moçambique) e em novos locais no Brasil, onde Paraty e Olinda são possíveis locais de expansão.

Pousadas Históricas
(Localizadas em Monumentos, Castelos, Conventos, Fortalezas ou Palácios)
17. Cascais - Pousada de Cascais - A Cidadela de Cascais foi utilizada como residência real a partir de 1870, nela tendo falecido o rei D. Luís I.
18. Serra da Estrela Pousada da Serra da Estrela. A adaptação do Sanatório dos funcionários dos Caminhos de Ferro, obra de Cottinelli Telmo, a Pousada da Serra da Estrela é da responsabilidade do arquitecto Eduardo Souto de Moura.

Pousadas Históricas Design
(Localizadas em Monumentos, Castelos, Conventos, Fortalezas ou Palácios com preocupações de modernidade e actualidade)
6.    Faro | Estoi - Pousada de Faro

Pousadas Natureza
(Lugares de partilha e interação com a paisagem envolvente)

Pousadas Charme(Lugares para desfrutar momentos de verdadeiro lazer, em espaços confortáveis e acolhedores, com características muito particulares)
7.    Viseu - Pousada de Viseu

Comentários

Postagens mais visitadas