Gastronomizando - FRANCESINHA

A criação da Francesinha tem raízes populares e muitas histórias rodam à volta deste petisco famoso. Atribui-se a sua criação a Daniel David Silva , minhoto de Terras do Bouro, que após estar emigrado, traz as influências do croque-monsieur, confeccionando-no por volta de 1953 na Regaleira, restaurante da rua do Bonjardim no Porto, que ainda hoje serve a iguaria, publicitando-se como local de origem da mesma.
O nome Francesinha, reza a história, deve-se ao facto de Daniel David Silva afirmar que "A mulher mais picante que conheço é a francesa" A partir daqui muitas histórias se contam, inclusive que um empregado da Regaleira, saiu com o segredo do molho, em 1963, para o Restaurante Mucaba, em Vila Nova de Gaia, começando a expansão da criação gastronômica de Silva.
Outra das teorias sobre a origem do prato remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleônicas costumavam comer umas sandes de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, no entretanto, não incluía um complemento que os portuenses passaram acrescentar – o molho.

MOLHO: (para 2 pessoas):
- 1 cerveja,
- 1 caldo knorr,
- 2 folhas de louro,
- 1 colher de sopa de margarina,
- 1 cálice de vinho do porto,
- 1 colher de sopa de maizena,
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate,
- 1/2 copo de leite,
- piri-piri a gosto,

SANDUÍCHE (1 pessoa):
- 2 fatias de pão-de forma alto,
- presunto,
- queijo,
- salsichas/vinas,
- linguiça portuguesa,
- 1 bisteca porco.
Dissolver o caldo knorr na cerveja, levar ao lume e juntar os outros ingredientes, com excepção da maizena e do leite. Mexer por 5m.
Dissolver, à parte, a maizena com o leite frio e juntar ao preparado, mexendo atá engrossar.
Retirar o louro e passar bem o preparado no liquidificador.
Levar ao lume mais um pouco e reservar.
Na sanduiche, colocar presunto, a bisteca grelhadao, 1 salsicha cortada a meio (na vertical) e linguiça portuguesa cortada de igual forma, tudo em camadas.
Por cima do pão coloca-se o ovo frito (opcional) e depois cobre-se com fatias de queijo em todos os lados.
Por fim, regar com o molho e levar ao forno 15 a 20m.

Comentários

Postagens mais visitadas